segunda-feira, 11 de abril de 2011

Interpretação da Leitura (INDICO A OBRA)

Na obra chamada O Mundo de Sofia, a filosofia não encontra barreiras de entendimento; Jostein Gaarder personifica a curiosidade e a apresenta para o leitor.
Sofia – personagem principal – é levada para conhecer o universo dos grandes filósofos, passando inclusive na Grécia Antiga. Um exemplo é Platão e sua teoria do “mundo das ideias”; o autor também repassa mitos, como a “alegoria da caverna”.
O professor de filosofia - Alberto - mostra como o caminho para o conhecimento é íngreme e solitário, é preciso virtude e perseverança, pois quem é ‘doente’ pela ignorância não pode permanecer na teimosia (tese sem base racional), além disto, o livro ressalta a importância da ética na sociedade; mesmo explorando a mesma, a Igreja foi fundamental para a organização social e para pôr limites àquela.
Objetos achados da terceira personagem principal – Hilde – instigam a curiosidade pelo saber durante a leitura. Portanto o livro deixa claro que a filosofia faz parte do nosso cotidiano e se nós não procurarmo-la, ela nos encontra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário