domingo, 19 de junho de 2011

Artigo de opinião sobre o Turísmo em Natal/RN




O desafio da boa hospitalidade


A capital potiguar é uma cidade a ser descoberta, lastimavelmente o passado recente das alternâncias de prefeitura protelou avanços na área do turismo. Isto é notório ao analisar as condições do principal porto, rodoviária e aeroporto na região metropolitana. É possível reverter esta situação?
Indubitavelmente, a iniciativa privada contribuiu para atrair investidores e visitantes à Natal-RN com o sucesso das micaretas agregadas ao apoio natural das praias. Entretanto, é preciso que a prefeitura tome parte voluntariamente do enriquecimento cultural e infra-estrutural. O porto – localizado no bairro da Ribeira – está em péssimas condições para uma cidade que enseja ser protagonista da copa em 2014, ter dificuldade em receber, por exemplo, dois containers é infinitamente vergonhoso. É cabível avaliar a situação exposta e na solução do problema, beneficiar a população com empregos de curto, médio e longo prazo.
É sabido ainda que a estação rodoviária – delimitada no bairro Cidade da Esperança – também sofre dificuldades na prestação de seus serviços, não há um ponto norteador para recepcionar os viajantes. Regularizar a economia informal nas imediações será um avanço contundente para que os turistas não sejam vítimas da violência urbana. Neste aspecto, falta planejamento do município sobre o controle da chegada e partida dos visitantes, e a direção que deve ser tomada; chega a ser perturbador defrontar com o abandono que se deu a quem deseja conhecer Natal-RN.
Igualmente se encontra em desprezo o principal aeroporto da grande Natal – que é o Augusto Severo – quando até para atender as necessidades fisiológicas o desembarcado se integra a uma fila demorada. Outrossim, é incômodo o desamparo sobre a segurança dos passageiros, sabendo-se que não há um controle eficaz sobre quem entra e sai do mesmo. Para que não haja desapontamento por parte dos cidadãos no momento de recepção o sistema aeroportuário deve ser rápido, objetivo e bem direcionado.
Por isso que Natal deve investir no gargalo turístico, os representantes que passaram pela cadeira municipal, mesmo com a fiscalização por parte dos vereadores, não conseguiram ter a eficiência necessária para que o município valorizasse a bandeira da boa recepção, deve haver uma interação entre o governo e a iniciativa privada garantindo o desenvolvimento econômico e social do mesmo, e assim, revertendo a imagem atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário