segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ideologia Política X Corrupção


O verdadeiro Partido Político começa em você


Certamente, a sociedade contemporânea carece de instituições que de fato assumam o compromisso de servir aos cidadãos. Isto se deve, pois dentro de cada sigla partidária há conflitos de interesses e muita competição; deste modo associa-se a oportunidade de mobilizar-se socialmente ao de adquirir uma ideologia social. Onde se deve buscar um discernimento?
Desde a assembléia nacional constituinte – no período de revolução francesa – deputados se posicionavam a esquerda (radicais a favor dos camponeses), conservadores à direita (mais prudentes a favor de um planejamento menos urgente de reforma trabalhista) e os demais ao centro (que negociaria com quem ganhasse, podendo estes, serem girondinos ou jacobinos). Sabendo-se do exposto, são notórias as mudanças daquele tempo até os dias de hoje; assessores políticos ou até mesmo candidatos a eleição são selecionados aos cargos baseando-se em critérios pessoais, como: por família, troca de favores. Esses sobrepujam os valores constitucionais para promover a própria imagem.
É sabido ainda, que por associarem o sucesso financeiro ao de preencher um cargo público, pessoas com ideologias diferentes entram em partidos políticos com a intenção de ascensão, e para isso, costumam ferir a honra do próximo através da injúria, calúnia e difamação. O explicitado não só é visto em debates entre governistas e oposição, mas também é enraizado nos mais de 30 partidos brasileiros; enfraquecendo-os e desesperançando quaisquer cidadãos. Assim, quem tem acesso a nível superior –universitários- são capazes de criticar e avaliar estes falsos representantes, entretanto a grande maioria das famílias deste país não teve oportunidade de ingressar na universidade, muitos são analfabetos e os mesmos servem de isca para os políticos sem éticas obterem votos.
Portanto, quem vota, deve procurar conhecer de perto a estrutura dos partidos de sua região, conversar com lideranças e representantes políticos; deve ainda saber qual a função que cada representante realmente exerce, para que se possa em breve extinguir esse lado corrupto da atual administração pública e impedir que eles dominem o poder legislativo e o executivo com seus interesses pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário